05 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente, criado em 1974, tem como objetivo principal chamar a atenção de toda a população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Num momento em que a natureza se apresenta especialmente inquieta, com manifestações causadas ou não pelo homem – mas que cobram um preço alto em vidas –, tais como enchentes, temperaturas extremas e também o aumento da intensidade e frequência de secas, chegamos ao Dia Mundial do Meio Ambiente chamando não somente à reflexão, mas, principalmente, à ação de todos em defesa da vida. É preciso agir para minimizar os impactos da sociedade de hoje sobre as futuras gerações.

A água é um recurso fundamental para a vida e especialmente estratégico para o Brasil, que abriga mais de 17% de toda a água doce do Planeta e tem sua matriz elétrica conectada à disponibilidade de recursos hídricos.

Mais do que nunca, a proteção de matas ciliares, cabeceiras e nascentes torna-se uma garantia de futuro. Temos que contribuir – direta ou indiretamente – para que as sociedades caminhem rumo à sustentabilidade e para que a harmonia entre o desenvolvimento socioeconômico e a conservação da natureza deixe de ser mera utopia.

Atitudes individuais e coletivas, como o consumo consciente no dia a dia e a exigência, pela população, do cumprimento das leis por órgãos governamentais em todos os níveis são fundamentais.

A iniciativa privada cabe não somente investir em conservação do meio ambiente, mas, principalmente, assumir uma postura de responsabilidade socioambiental, trabalhando de dentro para fora, com adequação de suas cadeias produtivas e meios de produção, distribuição etc.



TAG's: junho, Mundial, Meio, Ambiente

Inicial | Voltar
Link permanente: