Tratamento da água

As ETAs – Estações de Tratamento de Água – são como verdadeiras fábricas de água potável. Realizar esse tratamento com segurança e qualidade é um processo que envolve diversas fases, todas rigorosamente acompanhadas e monitoradas.

A primeira fase é a captação ou coleta da água bruta nos mananciais. Atualmente, o Rio Pará é a principal fonte de água para a cidade de Carmo do Cajuru. Feita a captação, a água é transportada através de tubulações até a ETA situada no bairro Adelino Mano.

Começa, então, o tratamento químico da água, através da adição de hidróxido de cálcio (que equilibra o PH da água) e sulfato de alumínio (que funciona como coagulante). A água então passa por um processo de agitação e, em seguida, é movimentada por vários tanques para que as impurezas se aglutinem formando flocos. Os flocos, por serem mais pesados, se acumulam no fundo dos decantadores e são removidos, deixando a água livre de muitas impurezas. Em seguida, a água já mais limpa, passa por filtros que retêm as últimas impurezas restantes.

Vem, então, a fase da desinfecção, em que a água recebe o hipoclorito de cálcio, que garante a eliminação de microorganismos.

Por fim, a água é armazenada nos reservatórios do SAAE e distribuída para a população. Ao longo de todo o processo, são realizadas diversas análises para controlar a qualidade da água, garantindo assim água pura e saudável para a população.

 




TAG's: Tratamento, água

Inicial | Voltar
Link permanente: