Conheça seu hidrômetro

 

Não é difícil fazer a leitura do hidrômetro para acompanhamento do consumo de água. Este equipamento apresenta leitura digital e analógica. O consumo é medido em metros cúbicos (m3) – cada metro cúbico corresponde a mil litros. 

O hidrômetro é um aparelho utilizado para medir o consumo de água. Assim toda vez que você abrir a torneira, o chuveiro ou der descarga, o hidrômetro entra em ação. São eles que indicam a quantidade de água que você consome. O aparelho é de propriedade do SAAE, porém sua conservação e guarda são de inteira responsabilidade do cliente.

O hidrômetro deve ser sempre mantido na posição plana (não inclinado), para não provocar desgaste prematuro do equipamento. Bem instalado ele registra, com segurança, a quantidade de água consumida.

Somente os funcionários do SAAE têm permissão para instalar hidrômetros. Nunca altere a posição de instalação do medidor.

Comunique o SAAE quando for efetuar reforma em seu imóvel que necessite da remoção do lacre de segurança.

Evite que crianças ou outras pessoas mexam no hidrômetro. O acesso a ele deve estar sempre livre para facilitar o trabalho do leiturista.

No hidrômetro de leitura digital, o consumo é indicado pelos algarismos em preto. 

No hidrômetro de leitura analógica, devem-se anotar os números indicados pelos quatro ponteiros pretos dos círculos menores, da esquerda para a direita. 

Para ter certeza de que o consumo calculado foi medido corretamente, o usuário, deve, se possível, conferir seu hidrômetro no mesmo dia em que ele tiver sido lido pelo funcionário do SAAE. Para saber qual foi o gasto do mês, basta comparar a conta presente à do mês anterior, subtraindo os totais um do outro




TAG's: Conheça, hidrômetro

Inicial | Voltar
Link permanente: