SAAE adota método que auxilia na redução da cárie dentária

Na busca incessante de melhorar a cada dia a qualidade da nossa água, o Serviço Autárquico de Água e Esgoto – SAAE, implantou o processo de fluoretação da água de abastecimento de Carmo do Cajuru. O método consiste na adição de flúor na água para consumo humano como medida preventiva de comprovada eficácia, que reduz a prevalência de cárie dental.

A aplicação é feita através de um moderno sistema de saturador de flúor, que permite a preparação e a aplicação automatizada através de bombas dosadoras. O sistema de saturação proporciona perfeita dissolução e garante um residual de flúor contínuo na rede de abastecimento público. O monitoramento do teor de flúor é realizado diariamente, junto com demais parâmetros, que asseguram a qualidade da água.

Um dos requisitos para a implantação da fluoretação das águas de um sistema de abastecimento público é o levantamento do índice CPO-D (C = Cariados; P = Perdidos; O = Obturados; D = Dentes). Em Carmo do Cajuru, foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde um levantamento do índice CPO-D que indicaram a necessidade de fluoretação da água numa concentração entre 0,6 e 0,8 mg/L de teor de flúor. Essas informações foram submetidas e aprovadas pelo Conselho Municipal de Saúde da cidade.

Outra condição importante a ser observada é que a dosagem de flúor na água deve ser feita de acordo com a temperatura ambiente, pois em regiões mais quentes onde as pessoas tendem a consumir mais água, a dosagem deve ser menor.

De acordo com a Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE), a fluoretação da água representa uma das principais medidas de saúde pública no controle da cárie dentária. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, admite que o poder preventivo da água fluoretada é de 40% a 70%, em crianças, reduzindo também a perda dos dentes em adultos entre 4% a 60%. Um estudo publicado online no Journal of Dental Research mostrou que adultos que passaram mais de 75% de seu tempo de vida, em comunidade com águas fluoretadas, tinham 30% menos cárie dentária em comparação com adultos que moraram mais de 25% de seu tempo de vida em comunidades sem água fluoretada.

TAG's: SAAE, adota, método, auxilia, redução, cárie, dentária

Inicial | Voltar
Link permanente: